Cases

Há 22 anos Adriana Franceschina acompanha o esposo no trabalho de construção civil. Valdir Pedro Maciel é pedreiro há 33 anos e como necessitava da ajuda de um auxiliar, Adriana decidiu encarar o desafio e trabalhar com o esposo. "Era sempre uma bagunça, até que um dia resolvi ajudar", conta a microempreendedora.

Ela lembra que no início encontrou muita dificuldade, pois até então, enquanto o marido trabalhava fora ela permanecia em casa e cuidava dos filhos pequenos: "Saíamos cedo de casa, não tínhamos carro, então levávamos eles no carrinho de mão. Muitas vezes trabalhávamos até tarde e eles acabavam dormindo em cima da areia, de bolsas e ficavam sem comer também", recorda. Depois de anos trabalhando na informalidade e visando os benefícios da formalização, Adriana registrou a atividade na categoria de Empreendedor Individual em julho de 2011. A ideia partiu da empreendedora, que teve o incentivo dos filhos para formalizar a empresa: "Assim, com registro, conseguimos trabalhar com outras empresas, realizar as obras sem preocupação, temos nota fiscal e também podemos fazer empréstimos com mais facilidade", destaca ela.

Por ser registrada como Empreendedor Individual, Adriana teve direito ao crédito Juro Zero e por isso procurou a Extracredi, unidade de Pinhalzinho, para obter os R$ 3.000,00 sem juros. "Conheci a Extracredi por meio de divulgação. Visitaram a empresa onde meus filhos trabalham e eu estava lá", explica Adriana, que comenta ainda que o dinheiro do financiamento foi investido em ferramentas para o dia a dia do trabalho.

Atualmente eles contam com a ajuda de dois funcionários e realizam construções em geral, além de pintura, acabamento e instalação elétrica e atendem sete cidades da região como Chapecó, Águas Frias, Coronel Freitas e Pinhalzinho e também o interior. A empreendedora acredita que a confiança e qualidade das obras são o diferencial no trabalho que realizam: "Não há desperdício, procuramos manter tudo organizado, não deixamos os materiais e nem o que sobra espalhado pelo chão, recolhemos tudo no final do dia e também cumprimos os prazos de entrega das obras", explica. Sobre o trabalho desenvolvido por ela, a empreendedora é enfática: "Assento tijolos, faço massa, reboco, coloco cerâmica, telhado, pintura. Faço tudo o que é necessário fazer, por isso conseguimos entregar as obras dentro do prazo estipulado. Gosto do meu trabalho é o que faço de melhor e sou feliz assim, além disso, sempre acompanho meu esposo nos cursos para pedreiro e pintor", revela.

Para quem desejar entrar em contato com Adriana, o endereço é Rua José Marroco, s/n, centro, Nova Itaberaba-SC, ou pelo telefone: 49 3327 0369.

 

Parceiros

AMCRED-SUL BADESC BNDS JUROZERO MICRO CREDITO SOCIAL

MICROCREDITO DE SANTA CATARINA