Cases

A tatuagem surgiu há mais de 3500 anos, a princípio como uma forma de expressão dos indivíduos que pertenciam a uma mesma comunidade. É um desenho permanente feito na pele humana e por muito tempo esse processo foi completamente irreversível, hoje, porém, existem maneiras para remover as tatuagens que se tornaram indesejadas.

O preconceito em relação a essa arte corporal vem diminuindo com o passar dos anos, sendo considerado um modo de expressão da subjetividade, construção pessoal e também como uma obra de arte, devido ao aperfeiçoamento das técnicas utilizadas no desenho. Essa quebra de barreiras ocorreu principalmente por meio da circulação de informações nos meios de comunicação como televisão e internet, já que a tatuagem atingiu, sem distinção, todas as camadas da população. O tatuador Alisson Arend ou Aio como é conhecido, iniciou a atividade há 14 anos.

Motivado pela curiosidade de entender o que e como era realizado o processo de desenho de uma tatuagem, foi a São Paulo, em 1998, fazer seu primeiro curso.

Anteriormente, Aio já trabalhava com desenhos e pintura, foi quando decidiu aperfeiçoar suas técnicas para investir na atividade. Sendo assim, para contribuir com os conhecimentos, realizou dois cursos específicos na área e ainda possui Licenciatura em Artes, atuando também como professor. Aio mantém um estúdio próprio no centro de São Miguel do Oeste, porém atende 10 cidades na região e parte do Paraná. Ele lembra que foi com o apoio da Extracredi que iniciou seu empreendimento: “Em 2003, quando iniciei, abri um estúdio juntamente com um sócio argentino.

Ele fazia massagem e eu as tatuagens. O estúdio era próximo à agência e como precisávamos investir em materiais melhores e de boa qualidade, procuramos a Extracredi”, conta ele, que hoje trabalha sozinho. O empreendedor realizou até o momento sete empréstimos, inclusive o crédito disponibilizado a Juro Zero, pois ele é registrado como Empreendedor Individual, além de descontos de cheques, que a Extracredi possui exclusivamente para seus clientes: “Com o desconto de cheque tenho uma margem de giro maior.

Posso receber cheque pré-datado sem ficar com o dinheiro parado”, explica.

Em busca de novidades e com planos para ampliar o estúdio no próximo ano, Aio revela que contará com o apoio da Extracredi novamente: “É muito bom para quem precisa fazer um investimento em curto prazo. Indico a Extracredi para quem está iniciando, pois é uma medida segura e garantida para quem quer começar em alguma atividade”, finaliza.

O Aio Tattoo Arts está localizado na Rua 7 de setembro, nº 2050, Edifício Actualitê, sala 13, centro de São Miguel do Oeste. O telefone para contato é 49 8407 5113.

 

Parceiros

AMCRED-SUL BADESC BNDS JUROZERO MICRO CREDITO SOCIAL

MICROCREDITO DE SANTA CATARINA